1

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Service pack 1 Beta do Windows 7 Lançado!

Microsoft lança Windows 7 SP1 Beta

Sem novidades para o usuário final, pacote de atualizações reúne várias melhorias estruturais para servidores Windows.




Service Pack 1 com novidades para gerentes de TI
Lançado nesta semana, o SP1 do Windows 7 traz alguns ajustes para os computadores com o sistema operacional instalado. Mas o pacote não é voltado aos consumidores domésticos, e sim para os profissionais de TI. O pacote de instalação possui 1,2 GB, disponibilizado nos idiomas inglês, francês, alemão, japonês e espanhol.
Não é recomendado para usuários domésticos por dois motivos principais: ainda em fase de testes, o SP1 não foi completamente estabilizado; além disso, as modificações oferecidas pelo pacote não apresentam modificações nas funcionalidades padrão, ou seja, não há modificações que possam ser percebidas na utilização do sistema operacional.
Ainda em fase Beta, o Service Pack não terá suporte garantido pela Microsoft. A empresa diz ainda que o SP1 é apenas um apanhado de correções e atualizações já lançadas pelo Windows Update, com a adição de algumas correções que foram sugeridas por usuários avançados e algumas empresas parceiras.
Junto ao SP1 do Windows 7, também foi lançado o pacote de novidades para o Windows Server 2008 R2. Com ele, gerentes de TI poderão experimentar melhores resultados em controles remotos de estações com o Windows 7, incluindo os belíssimos efeitos gráficos Aero Glass e Silverlight.
Especialmente criado para servidores
A Microsoft afirma que até a metade de 2011, o pacote de atualizações em sua versão deve chegar às centrais de download dos usuários, quase dois anos após o lançamento oficial do Windows 7. Outra informação que está sendo divulgada pela imprensa internacional, afirma que a versão final do SP1 não poderá ser instalado sobre a versão Beta, ou seja, será necessário desinstalar o pacote de testes.
Se, mesmo sabendo que é uma versão de testes e que a Microsoft não oferece suporte técnico, você quer atualizar o seu Windows 7 com o pacote de serviços: clique aqui para efetuar o cadastro no TechNet da Microsoft e baixar o SP1.

domingo, 4 de julho de 2010

Informações sobre o Windows 8 vazam na internet

Reconhecimento facial, Windows Store, inicialização extremamente rápida são outras promessas.


Quando o assunto é novidade da Microsoft, o clima é sempre de ansiedade. Foi assim com o Windows Live Messenger 2010, e agora todas as atenções se voltam ao Windows 8. Nessa última semana, o site italiano Windowssette — um blog de admiradores do sistema — estremeceu o mundo da computação.
O blog divulgou uma apresentação de PowerPoint que é, aparentemente, o projeto completo do suposto novo sistema da Microsoft. Por sua vez, outro blog, o Microsoft Kitchen, destrinchou vários slides. Todos os pensamentos internos da Microsoft referentes ao Windows 8 estão na apresentação, desde o desenvolvimento ao ciclo do produto, com recursos e ideias em detalhes.
As informações são tão confidenciais que todos os slides são “carimbados” com a marca d’água “Under NDA”, ou seja, sob sigilo absoluto (NDA é a sigla em inglês para acordo de sigilo).
Até agora, ninguém sabe dizer se se trata de uma jogada de marketing ou de alguém que simplesmente decidiu compartilhar a apresentação com o mundo. O Baixaki traz para você as supostas características mais quentes do já esperado Windows 8!
Simplesmente funciona, a filosofia da Apple
Um slide mostra que a Microsoft quer os bons exemplos da Apple. A filosofia “simplesmente funciona”, a alta qualidade e a facilidade de uso são consideradas modelos a seguir. O objetivo é fazer com que os consumidores percebam o valor do produto, fidelizem-se à marca e despertem a consciência de que “this is something people would pay for”, ou seja, é algo que as pessoas pagariam para ter.

O 
slide que deixa clara a inspiração da Apple.
Imagem: Microsoft Kitchen
Windows Store
Outro exemplo da Apple, a Microsoft tem na manga a Windows Store, um lugar para adquirir aplicativos para Windows e, aparentemente, dispositivos móveis também. A boa nova é que essa loja não deve ser lançada somente com o Windows 8, mas bem antes. Fato é que se trata de uma prioridade alta da turma de Bill Gates.
O serviço seria hospedado inteiramente “nas nuvens” e ajudaria desenvolvedores a atingir seu público-alvo. Os slides ainda apontam para recursos de redes sociais, com recomendações de aplicativos, por exemplo.
Dica: fique atento ao site http://www.windowsstore.com/. Ele já está registrado e pode ser lançado em breve.
Projeto da Microsoft Store, com rápida instalação de aplicativos.
Imagem: Microsoft Kitchen
O desktop Windows 8
O 
desktop Windows 8.

Um slide mostra o que parece ser um desktop personalizado para o Windows 8. O display é um touch que pode variar entre 17’’ e 30’’ com cinco ou mais pontos de contato. O computador conta com processador gráfico, suporte para vídeos em alta definição, sensores de proximidade e de luz ambiente, além de câmera para login (você vai entender já, já).
O desktop contaria ainda com microfone direcional, caixas de som de alta qualidade, controle de voz e fácil integração com aplicativos de comunicação, redes sociais, mídia e entretenimento.
Em termos de conectividade, suporte para wireless, ethernet e Bluetooth dariam conta do recado. Uma observação enfatiza a importância de uma conexão rápida e consistente.
Plataformas
Dividindo bem os grupos de usuários, as versões do Windows 8 seriam otimizadas para três focos principais: tablets, laptops e “all in one” (tudo em um). No caso de tablets, a versão seria direcionada para internet e mídia, jogos casuais, leitura de emails e, principalmente, comunicação via mensageiros instantâneos e redes sociais.
Slides com detalhes da otimização para cada plataforma.
Imagem: Microsoft Kitchen
Para laptops, o sistema seria otimizado para aplicativos que visam produtividade, comunicação mais exigente (leitura e envio de emails) e organização de mídia. Por último, quando o assunto é “all in one”, o sistema reuniria todos os benefícios das duas versões já mencionadas.
Reconhecimento facial
A data prevista para o lançamento do Windows 8 é 2012. Até lá, integração com câmera deve ser algo mais que comum, como afirma um dos slides. Pensando nisso, que tal fazer o login na sua máquina com seu rosto? O PC detectaria a presença do usuário e faria o login automaticamente.
O palpite dos mais entusiastas é a aplicação do conceito Kinect ao login do Windows 8, o que dá margem para várias possibilidades interessantes. Por exemplo, sentar-se na cadeira para ligar o computador, e apenas levantar para entrar em modo de hibernação. E se outra pessoa aparecer na câmera? Simples, o sistema alterna o usuário.
Considerando o empenho da Microsoft a fim de emplacar o Kinect, é de se esperar que o Windows 8 tenha bastante suporte para a tecnologia.
Reconhecimento facial para logar usuários.
Imagem: Microsoft Kitchen
Contas de usuário
As contas de usuário continuariam a ser a principal maneira de acessar o Windows. Pelo conteúdo dos slides, é possível perceber que elas dariam o tom do Windows 8, com muitas opções de customização para cada usuário em diferentes níveis: aplicativos, dispositivos, multimídia, interface gráfica, temas e até mesmo ajuda e suporte personalizados.
A grande novidade aqui é a integração com “cloud computing”. Configurações e preferências associadas a cada conta andariam sempre com o respectivo dono, sendo acessíveis em outros computadores. Da mesma maneira, o sistema facilitaria o login em sites.
Ligar, desligar e vários estados entre eles
O Windows 8 seria o sistema mais rápido de se ligar. Para isso, a Microsoft planeja diferentes conceitos de status dele. Uma das estratégias é a combinação do estado de logoff com o de hibernação, para economizar energia e reiniciar o sistema imediatamente, sem perder rendimento por isso.
O novo modo reiniciaria a máquina na metade do tempo do “boot frio”, ou seja, a primeira vez em que o sistema é iniciado após ser desligado. De acordo com os slides, ainda será definido o nome do novo status do sistema, assim como sua integração com os outros modos.
O 
slide que fala do sistema de Logoff com Hibernação.

Imagem: Microsoft Kitchen
Botão para resetar
Este conceito mostra uma função que reinstala o Windows sem que você precise fazer um backup de arquivos, documentos, aplicativos e configurações. Em curtas palavras, o Windows 8 volta ao seu estado original automaticamente, mantendo arquivos pessoais e configurações.
Após resetar o Windows, aplicativos adquiridos pela Windows Store seriam facilmente reinstalados.
Função para resetar o Windows sem perder nenhum arquivo ou 
configuração pessoal.
Imagens: Microsoft Kitchen, montagem: Baixaki
Display avançado
O 3D está na moda. Em 2012, pode ser algo razoavelmente simples e acessível. Os slides apontam bastante atenção da Microsoft com a experiência gráfica do sistema. Um dos destaques é a detecção de luz do ambiente para automaticamente ajustar o brilho da imagem em conformidade.
Portabilidade
A possibilidade manter dados pessoais em “cloud computing” pode indicar dois focos da Microsoft: levar o Windows 8 facilmente a diversas plataformas e aproximar cada vez mais a experiência do usuário com dispositivos móveis no desktop.
Lembre-se: são boatos
Não há como garantir a autenticidade dos slides. Alguns blogs de entusiastas, como o Microsoft Kitchen, garantem que são reais por experiência própria. Outros, como o Download Squad, acham suspeitos alguns erros gramaticais grosseiros em inglês.
Fato é muita coisa pode acontecer até a data prevista de lançamento, 2012. Dois anos para a tecnologia são suficientes para as mais incríveis novidades. O projeto, pelo que se observa por meio dos slides, é extremamente audacioso, mas nem tudo pode ser aproveitado.
Pelo cronograma, o desenvolvimento do código do Windows 8 deve começar nos próximos meses. Enquanto isso, prepare-se, pois este é apenas o começo da “angústia” e ansiedade até informações oficiais circularem finalmente.

O que você gostaria que este blog tivesse: